Para decidir o que é melhor para você, é necessário entender o momento da sua vida primeiramente. As duas opções oferecem vantagens e desvantagens, mas tudo depende da sua condição financeira e também suas preferências, a exemplo da localização, tamanho do imóvel, proximidade a estabelecimentos comerciais e de escolas, caso tenha filhos, entre outros.
O aluguel é uma boa opção para quem busca um imóvel a curto prazo, mais barato e flexível. Já a compra é indicada para pessoas que querem fazer um investimento a longo prazo, adquirir patrimônio.
Na última década, os governos lançaram inúmeros programas para estimular a aquisição de imóveis. Com isso, várias pessoas conquistaram o sonho do imóvel próprio. De acordo com uma pesquisa da empresa MindMiners, mais de 50% dos brasileiros entrevistados que ainda não compraram uma residência informaram que essa é sua prioridade.
Nessa mesma pesquisa, as pessoas que já têm imóvel próprio indicam que o melhor a se fazer para adquirir sua nova moradia é pesquisar. Por isso, faça uma análise financeira e veja qual será a melhor oportunidade. Uma decisão consciente evita uma possível inadimplência futura e assegura que o investimento será feito de forma correta.
Benefícios de alugar um imóvel
Antes de apresentarmos os benefícios de se alugar um imóvel é importante desmistificar a ideia de que pagar aluguel é um dinheiro jogado fora. Alguns especialistas acreditam que é possível ter vantagens econômicas locando uma residência e guardando dinheiro para um investimento maior no futuro.
O aluguel é uma opção ideal para quem busca um imóvel por curto prazo e quer ter flexibilidade para se mudar por causa do emprego, por exemplo. Essa alternativa também é melhor para quem não tem o valor da entrada para um financiamento ou a compra à vista.
Dessa forma, você pode pensar em realizar alguma aplicação para levantar o dinheiro da entrada.
Quais as vantagens de comprar um imóvel?
A maior vantagem de comprar um imóvel diz respeito ao investimento no que é seu e, assim, ter um patrimônio para longo prazo.
A compra do seu imóvel é indicada para pessoas que buscam estabilidade, uma oportunidade de investimento e querem ter liberdade de arrumar o ambiente da forma que desejar. Quando você é o proprietário do local, a responsabilidade e autorização para personalizá-lo depende de você — e do condomínio, caso você tenha um apartamento e queira fazer mudanças que alteram a estrutura.
Um ponto muito importante é que, ao fazer melhorias no seu imóvel, você faz com que ele passe a valer mais para o mercado. Assim, o retorno sobre o seu investimento pode ser ainda maior, caso você decida vender a propriedade ou alugá-la no futuro.
Uma dica é procurar por áreas em desenvolvimento, a fim de agregar ainda mais valor para a sua residência. Unindo esses fatores, em poucos anos, o seu imóvel pode valer 50% a mais do que o custo inicial investido.
A estabilidade de ter um imóvel próprio vai muito além do componente financeiro. Afinal, com uma propriedade a longo prazo, você tem segurança para toda a sua família. É uma ótima aposta para recém-casados, que terão um local para criar os seus filhos e fazer planos — sem preocupação de ter que mudar em futuro próximo.
Além disso, há o fato de que as pessoas criam vínculos com os lugares onde moram. Afinal, é onde as famílias são criadas, as conquistas são comemoradas, os planos e as relação se consolidam. É ali também que criam laços com os moradores da vizinhança, fazendo amizades para vida toda.
Diante de tantas ofertas de locação ou compra de imóveis, seja à vista ou por financiamento, você precisa se preparar. O sonho da casa própria é uma decisão muito importante e deve ser feita com cautela, orientada por análises econômicas e da suas próprias condições e necessidades.
Para muitas pessoas, comprar um imóvel é uma experiência totalmente nova. Se é o seu caso, compense a falta de prática com informações e pesquise sobre a região, analise o momento da sua vida, faça planos e veja como eles se encaixam com um imóvel.